quinta-feira, 4 de agosto de 2011

atividade 2.2B das tics

Navegar e Pesquisar
O uso de meios tecnológicos como o hipertexto no dia-a-dia do professor está se tornando uma ferramenta fundamental, pois é muito bom, e também por ser um trabalho que pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Lógico que jamais será desvalorizado os livros impressos, mas a facilidade de lermos e ao mesmo tempo pesquisar algo mais é muito importante.
Imagino em uma turma com alunos que consegue já fazer suas navegações o trabalho com hipertexto, traz algumas atitudes como de colaboração, levando-os a aprender mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno à produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Já faz um tempo em que eu enquanto professora já uso o mundo digital para a elaboração de minhas atividades, planejamentos de aulas, etc. Sempre que vou fazer um projeto, busco na internet boa parte das fontes bibliográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário