segunda-feira, 29 de outubro de 2012
sábado, 13 de outubro de 2012
1.5 PROJETO
CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORO FROIS PROJETO: JORNAL EM SALA DE AULA DURAÇAO: 02 SEMANAS 13/08 á 25/08/2012 PUBLICO ALVO: ALUNOS DE 2 E 3 ANOS
JUSTIFICATIVA Considerando que o jornal abre um grande leque de assuntos e informações pertinentes na sociedade, aborda temas diversificados, ele não deixa de ser interdisciplinar, pois compara opinião de noticia junto as disciplinas num só objetivo. Segundo, Santos Pinto (p.142 anos 2007) “O Jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante e significativo para os alunos, tornarem publicas as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos, desenvolverem as distintas linguagens. Tendo em vista a importância da leitura de diferentes gêneros e tipos textuais, surgindo então vários argumentos. Através de o jornal aprender a conhecer o que acontece no mundo, desfrutando e compartilhando sentimentos e emoções. Dessa forma estaremos valorizando o conhecimento prévio do aluno conduzindo-o para tirar proveito na vida dentro e fora da escola, estaremos também. Proporcionando a oportunidade de fazer bons leitores, portanto estaremos desenvolvendo este projeto com alunos de 2 e 3 anos onde sua leitura e visual e oral. Objetivo Geral Promover exprtiências significativas com a linguagem oral e visual utilizando como Recurso TV, revistas, jornais impressos e outros. Objetivos Específicos • Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais. • Criar oportunidade de interação da comunidade escolar. • Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo escolar. • Propiciar aos alunos, professores e demais profissionais da escola, o acesso a cultura e informações. Metodologia No primeiro momento serão apresentados e debatidos em sala de aula alguns temas de interesse dos alunos, surgindo então vários argumentos. No segundo momento trabalharemos as produções de noticia através de matérias confeccionadas pela equipe de jornalismo (profissionais da educação). Como: TV, jornais, revistas, filmadora, musica e outros. Bibliografia Santo Pinto (pg. 142, ano 2007)
3.1 youtube
Atividade 4.3/4/5
CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORO FROIS
DURAÇÃO: a partir do dia 15 agosto a 24 de agosto de 2011
CLIENTELA:
Crianças de 2 e 3 anos
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Identidade e autonomia;
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes, música e movimento
Natureza e sociedade;
INTRODUÇÃO
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. Portanto é preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações.
JUSTIFICATIVA
Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por um reflexo (proveniente de quando eram bebes), com uma nova fase: a linguagem.
Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário, onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore. Pensamos aqui, no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental, como: adivinhas, parlendas, lendas cantigas, brinquedos, danças típicas, receitas de comidas típicas, etc. Essas são as peças que fornece esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca mais se conhece esse a cultura de nosso país.
Sendo o assim o folclore brasileiro é considerado riquíssimo, pois é formado por várias contribuições européias, africanas e indígenas. Portanto o projeto visa possibilitar aos alunos que realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração de todos, e até mesmo o saber que é passado de geração para geração. Por isso discutir em sala de aula que são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.
OBJETIVO:
· Despertar o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural da nossa sociedade;
OBJETIVOS ESPECÍFICO:
· Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
· Ter noção do que é folclore;
· Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
· Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
· Desenvolver a criatividade;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
· No primeiro momento será trabalhado a identidade e autonomia fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes do assunto;
· Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos e músicas levando-os ao questionamento;
· Será trabalhado com lendas, contando histórias e através de desenhos para que os alunos desenvolvam sua coordenação motora;
· Também durante o desenvolvimento do projeto haverá contos, músicas, parlendas, danças e brincadeiras livres,filme relacionado ao tema,internete para elaboração do projeto,computador para digitação entre outros méis.
CULMINÂNCIA
Será realizado no dia 24 de agosto uma exposição de todas as atividades realizadas durante o projeto para que os pais e demais membro da comunidade possam estar observando a criatividade e a curiosidade de cada criança.
BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA
MENDONÇA, Waldirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. Dente de Leite. Uberlandia MG – Ed. Claranto. 5ª Ed – Março 2005.
PINTO, Gerusa Rodrigues, PINTO, Frances Rodrigues. Dia a Dia do Professor. Belo Horizonte-MG – Ed FAPI. Abril 2010
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Atividade 2.6 - Reflexão sobre aprendizagem
Com o termino das atividades do pitec pude observar que todos nos professores devemos utilizar as tecnologias como uma ferramenta, por tanto não e necessário que esteja em todas as aulas utilizarmos as quando a necessidade. E precisos criar estrategias para que as tecnologias sejam incorporadas, pois oferecem recursos que o uso integrado da tecnologia os alunos podem fazer registro daquilo que se encontra numa pesquisa de campo.
1.4 Banco de dados
Nome do cursista: Rozilda Ribeiro de freitas
2.Identificação; Festança no arraia
nome da escola: Creche Municipal Jarbas Teodoro Fróis
série: Maternal alunos de 2 anos
número de alunos:14
número de professores: 5 professores
áreas de conhecimentos:todas
outros participantes envolvido
3. Título do projeto:festança no arraia
4.Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral:
A festa junina é uma grande evento que reúne várias pessoas, tais como: pais, alunos e comunidade.
6. Tecnologias utilizadas:
As tecnologias utilizadas foram a internet para elaborar o projeto, o som para ensaio da quadrilha, o data show, câmera digital para tirar as fotos dos alunos para serem mostradas no dia da festa junina.
7. Comentários: O projeto foi elaborado pelo grupo de professores e profissionais da creche, com duração de um mês (junho) com o objetivo de ar-recardar recursos para comprar um computador com impressora e uma TV com DVD.
8. Referência (se o projeto estiver publicado)
Atividade 1.6 Reflexões sobre aprendizagem
O professor tem que despertar em seu educando prazer em interesse pela pesquisar dando enfase no seu próprio conhecimento isso resultara numa aprendizagem muito mais significativa, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, por tanto de-novas linguagens que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas esses estudantes já chegam com pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias por tanto utiliza-las e aproximar gerações.
Atividade 3.4 - Refletindo sobre aprendizagens
Em um mundo cada vez mais globalizado, utiliza as novas tecnologias de forma integrada o projeto e uma maneira de se aproximar do aluno, compreender o professor precisa ter varias situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos isto e implica apropria-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo e uma integração entre oque esta no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimento.
Atividade 1.2 - Diálogo teórico
A tecnologia precisa estar presente na sala de aula, Maria Elizabeth fala que o currículo que-se deve desenvolver por meios das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet, uma forma de trabalha-lo e informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede. Ela defende o uso das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula.
Atividade 3.2 Refletindo no coletivo
Embora favorecida pela política que incentiva as escolas locais a utilizar os recursos da informática, dando acesso a equipamentos como o de robótica, não é só isso que fazem projetos darem certo. O fator decisivo é a sincronia entre o laboratório de informática e a sala de aula, dando oportunidade para que todos os professores utilizem os recurso tecnológicos ao que dispõem.
Para conseguir a escola discute as aplicações de tecnologias ao projeto pedagógico no contexto escolar, organizam projetos e selecionam sites, entre os de pesquisa, para que os alunos e docentes busquem informações de modo organizado.
Atividade 2.4 Tecnologias no âmbito escolar
O papel do professor, portanto é dar um sentido ao uso das tecnologias, produzirem conhecimento com base em um labirinto de possibilidades, o computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar, no inicial, alunos e professores exploram aos poucos os recurso das maquinas por meio de jogos e produção de textos e desenhos além de pesquisas sites de busca, a tecnologia possibilita compartilhar conhecimento com crianças, estimula o raciocínio lógico e o conhecimento de mídias como o radio, facilita as atividades de pesquisas.
Atividade 2.1 - Painel de proposta de projeto
Em muitas escolas, os computadores ficam durante a maior parte do tempo confinados a salas que só enchem para aulas de informática, sem se incorporar ao projeto pedagógico, é como deixar trancados os livros da biblioteca, ou limitar seu uso ao processo estrito de alfabetização, em geral as crianças sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, ainda que claro com propósito recreativos. Lia Fagundes afirma que: “alguns professores ficam constrangidos diante dessa desenvoltura mas não há razão para isso, o que o aluno quer é ser orientado e ouvido e não provar que entende mais de computador”.
Atividade 3.2 - Papel das tecnologias
Tecnologia ao alcance de todos, aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas.
Há uma década, computador em escolas brasileiras era, quando muito privilégio da elite, seu uso praticamente se restringia a processar texto e a interne era novidade absoluta. Hoje esses recursos são os mais básicos de uma enorme gama de opções. Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos, a interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino, quanto mais se mantiverem os hábitos que relegam o aluno a um papel meramente receptor, menos diferença a tecnologia fará no aprendizado.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
1.3 Projeto e suas Características
O projeto é um a construção coletiva a partir de demandas reais apontadas por professores alunos , nesse processo a escola constrói autonomia, ganha segurança para alcançar seus objetivos e para enfrentar os desafios postos pela sociedade.Porém a escola tem projetar então é estabelecer assim a construção de um projeto significativo de pensar o que se deseja colocar em prática ou parte de vontade de melhorar algo alguma coisa e sendo assim nasce da necessidade de uma realidade de existente para uma para uma realidade que de deseja.
atv+3.2 Opapel das novas tecnologias
A sociedade tem um hoje um novo paradigma tecnológico que organiza em torno da tecnologias da informação( CASTELLS ,1999) decorrente dos avanços tecnológicos vivenciados a partir da década de 1970 esse paradigma se caracteriza pela penetração das tecnologias em diversos domínios das atividades humanas, pela convergência de tecnologias especificas para o sistema de integração e por sua aplicação na geração de conhecimentos e de novos dispositivos midiáticos. Porém as tecnologias estão presente em nosso meio que vivemos.
atividade3.4 Reflexão sobre aprendizagem
A educação escolar no contexto brasileiro encontramos um desafio do sistema escolar de organizar os tempos e educativos em possibilite e amplie o acesso dos alunos, está uma proposta que uma história,pois Paulo Freire já utilizava o rádio como uma possibilidade de ampliar o acesso das populações á educação ,Na era da informática e de comunicação as tecnologias se inserem nesse desafio como mediações que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
1.1 Pessoal / profissional
Minha oportunidade e realizaçoes ,quero falar da minha pessoa, sendo eu trabalhedeira e persitente .Em umafase da minha vida,lutei pelo meu sonho de criança.Quando criança nas minhas bricadeiras so era de professora, mudei do interior para a capital para cursar o ensino medio optei por um curso profissionalizante, no qual foi o magisterio a primeira realizaçâo nâo conseguir uma sala de aula mas tudo bem,trabalhei de doméstica depois operadora de caixa nas lojas Americanas.Alguns anos depois mudei para Bom Jesus do Araguaia e sim surgiu minhas oportunidades e realizações conseguir uma sala de aula ,passei no concurso municipal, fiz minha graduação e pós-graduaçâo, para completar essa realizaçâo trabalho com a educação infantil e que um prazeroso .
Assinar:
Postagens (Atom)